jusbrasil.com.br
28 de Março de 2020

Qual é a diferença entre empréstimo e financiamento?

Alex Beltrame, Advogado
Publicado por Alex Beltrame
há 5 meses

Ao recorrer aos bancos para obter crédito, seja por uma dificuldade financeira ou a possibilidade de investir em um novo negócio, você deve saber o que atende melhor suas necessidades. No post de hoje vamos explicar qual é a diferença entre empréstimo e financiamento.

O que é mais conveniente, empréstimo ou financiamento?

Em ambos os casos, há um contrato entre você e o banco, mas existem diferenças entre eles. O banco empresta uma certa quantidade de dinheiro e você se compromete a devolvê-la em um período de tempo com os encargos acordados.

Os encargos incluem principalmente os juros, e também podem aparecer IOF e tarifas adicionais.

Como o dinheiro será utilizado?

No empréstimo, você solicita uma quantidade de dinheiro para usar como quiser, geralmente sem informar o motivo. Por isso também é conhecido como empréstimo pessoal. O empréstimo pessoal é geralmente solicitado para pagar contas, fazer investimentos em negócios, realizar viagens, etc.

Já no financiamento, você deverá usar o dinheiro para uma finalidade específica, pode ser a compra de um veículo ou de um imóvel.

Vantagens do financiamento

O dinheiro é liberado rapidamente, já que foi comprovada a finalidade do empréstimo. As taxas de juros são mais baixas porque o banco costuma usar o bem financiado como garantia. Os prazos de pagamento são maiores, chegando a mais de 20 ou 30 anos no caso de financiamento de imóveis.

Ficou com alguma dúvida sobre os assuntos aqui tratados? Deixe nos comentários abaixo.

Não deixe também de seguir o meu Instagram.👈 Clique aqui!

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)